Se existirem culpados pela queda do meu cabelo e por meus cabelos estarem fracos e quebradiços, os motivos não estão relacionados à deficiência de vitaminas e hormônios. Preste atenção: Se eu achar que vou resolver o problema da saúde do meu cabelo e da minha pele com tratamentos cosméticos, eu posso estar muito enganada (o)! 

Isso porque, trabalhos recentes da literatura especializada mostram que as maiores deficiências de nossa dieta estão relacionadas aos minerais. Eles são responsáveis por controlar diversos metabolismos no organismo e, mesmo assim, ainda são pouco estudados.

Se estou com queda de cabelo e cabelos fracos e quebradiços, unhas finas e pele manchada, existem grandes chances de estar com alguma deficiência mineral. De fato, esses minerais vitais estão desaparecendo das dietas modernas, ainda mais porque estão presentes em baixas concentrações. 

Nós temos mais de 39 minerais que ocorrem no organismo humano, todos eles essenciais para a saúde e para o equilíbrio metabólico. Em suma, alguns dos processos envolvidos com tais minerais, envolvem a proteção do organismo contra doenças no coração, câncer, artrite e outras doenças.

Queda de cabelo e cabelos quebradiços: os minerais mais IMPORTANTES da dieta

O zinco é o principal mineral envolvido na saúde da minha pele e cabelo. Isso pois o zinco é responsável em transportar a vitamina A para a pele. A deficiência de zinco no meu organismo interfere na produção do complexo proteico retinol-Vitamina A, produzido no fígado.

Pesquisadores mostraram que a diminuição da acne e da oleosidade da pele e do cabelo está ligada com a suplementação de zinco na dieta. Para prevenir problemas de fertilidade, próstata e artrite reumatoide, o ideal é determinar a quantidade de zinco presente em meu corpo e restaurar as concentrações ideais para melhorar minha saúde. A análise de zinco no meu corpo pode ser realizada usando amostra de sangue ou urina, porém fazemos uso do cabelo, pois é uma amostra não invasiva de fácil transporte e coleta. https://fioviz.com.br/mineralogramacapilar/ 

O silício e os SEGREDOS da pele saudável

Outro mineral intimamente ligado à saúde da pele, cabelo e ossos é o silício. A importância do silício na dieta foi descoberta em 1972 e até hoje não damos a devido valor para esse mineral tão importante.

Os cientistas demonstraram em ratos que a ausência de silício na dieta causa má formação óssea, e dos olhos e alterações na coloração dos dentes. Ratos com silício na dieta apresentaram crescimento de 25-34% maior e dentes com coloração normal. Eles verificaram que a elasticidade da pele aumentou mais de quatro vezes comparado a pele de ratos sem silício na dieta.

Este efeito foi relacionado à estrutura do colágeno (como a condroitina ou o ácido hialurônico) pois contém mais de 400 ppb (partes por bilhâo) de silício ligante, que são os responsáveis pelas ligações cruzadas entre as moléculas de colágeno. Uma maneira rápida de determinar a concentração de silício em meu corpo é através do Fioviz Mineral, pois usa o cabelo digerido para dosar o silício acumulado no organismo. Assim, diferente da análise de sangue, não sofre influência do ciclo circadiano e das flutuações metabólicas. https://fioviz.com.br/mineralogramacapilar/

A Fioviz é especializada em relatórios Minerais capilares, vejas as mídias externas https://www.instagram.com/fioviz/ . Por se tratar de uma empresa analítica, os resultados estão alinhados com critérios e normas técnicas vigentes.